40 Anos da Graduação

Em 2018, o curso de Graduação em Estatística da UFMG comemora seus 40 anos!

O Curso de Graduação em Estatística da UFMG foi criado em 1978 e reconhecido pelo MEC por meio da portaria 154 (22/04/83). Após 15 anos investindo na qualificação de seu corpo docente e buscando a melhoria contínua do ensino das disciplinas do curso, em 1994, o projeto do curso de graduação em Estatística da UFMG foi reconhecido pela comunidade estatística brasileira, durante o 11º SINAPE, Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, organizado pelo Departamento de Estatística da UFMG.

Em 1997, ocorreu a avaliação externa do curso de graduação em Estatística pela Pró-Reitoria de Graduação da UFMG (PROGRAD). O resultado desta avaliação foi muito gratificante para o Departamento de Estatística e para o Colegiado do Curso. A comissão avaliadora fez uma avaliação muito positiva, cujo parecer final foi o de que estavam “plenamente satisfeitos com as condições de trabalho, as formações docente e discente e com a infra-estrutura do curso”.

O número de vagas oferecidas anualmente no curso aumentou de 30 para 35, em 1995. Devido à implementação do projeto REUNI, em 2009, o número de vagas ofertadas passou a ser 45.

Desde 2009, o curso de Graduação em Estatística da UFMG é classificado como “Cinco Estrelas” pelo Guia do Estudante, uma publicação da Editora Abril.

Neste mesmo ano (2009), os alunos de todos os cursos de Estatística do país foram avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho Estudantil (ENADE) pela primeira e única vez até o momento. O curso de Estatística da UFMG obteve nota máxima (5) e ainda ficou em primeiro lugar dentre todos os cursos de bacharelado em Estatística das instituições de ensino federais e particulares do país.