Ementas 2017-2018

Descrição e Apresentação de dados com uso do Software R e Minitab

A Estatística e o trabalho científico. Levantamento de dados. Apresentação de Estatísticas. Introdução aos softwares R e Minitab. Representação gráfica. Estatísticas Descritivas. Análise Bidimensional. Transformação de variáveis. Tabelas de Contingência. Re-expressão de variáveis (transformação, padronização, índice). Suavização de dados.

Métodos Probabilísticos

Introdução: Probabilidade. Probabilidade condicional. Independência de eventos. Variáveis aleatórias. Variáveis aleatórias discretas e continuas. Momentos. Transformação de variáveis aleatórias.

Inferência Estatística

Introdução à inferência estatística. Estimação Pontual. Intervalos e Regiões de Confiança. Testes de Hipóteses para uma Amostra. Testes de Hipóteses para duas Amostras. Análise de Variância. Alguns testes usuais.

Regressão Linear

Regressão linear simples. Regressão linear múltipla. Análise de Resíduos. Identificação de valores influentes. Transformação de variáveis. Seleção do melhor modelo de regressão.

Métodos de Estatística Multivariada

Técnicas de sintetização de dados multivariados: análise de componentes principais, análise fatorial, análise de agrupamento, análise discriminante. Estudo de casos.

Análise de Séries Temporais

Análise exploratória de séries temporais. Regressão em séries temporais. Métodos de decomposição de séries temporais. Regressão Dinâmica. Métodos de médias móveis. Ajustamento sazonal, métodos X-11. Modelos AR.

Estatística Computacional e Otimização

Computação estatística: organização, armazenamento, manipulação de dados e arquivos; Geração de números aleatórios; Simulação; escrevendo funções no Minitab, Excel e R. Programação Linear e não linear com uso do Solver/Excel. Previsão de Demanda e políticas de estoque. Aplicações no setor da indústria e Mercado.

Regressão não Linear

Modelos Lineares Generalizados: Família exponencial. Ajuste pelo método de Newton Raphson. Inferência. Seleção de Variáveis e Análise de resíduos. Regressão Logística, análise de sensibilidade e especificidade, curva ROC. Regressão de Poisson, modelos com OFFSET, análise de dados demográficos. Regressão Gama. Introdução aos modelos não-lineares: Algoritmos de estimação. Splines (Regressão Polinomial Parcial), GAM (Modelos Aditivo Generalizados), CART (Árvores de Regressão e Classificação).

Amostragem

Amostragem aleatória simples. Amostra aleatória estratificada. Amostragem sistemática. Amostragem aleatória de conglomerados. Cálculo do tamanho da amostra. Estudos de casos em amostragem.

Controle de Qualidade

Evolução histórica do conceito de qualidade e controle de processos. Ferramentas básicas da qualidade. Definição do conceito de processo estar e permanecer sob controle sob a ótica da Estatística - causas aleatórias e especiais. Gráficos univariados para controle de variáveis e atributos. Planejamento de gráficos de controle. Índices de capacidade de processos. Análise do sistema de medição. Planos de inspeção por amostragem.

Planejamento de Experimentos e Confiabilidade

Conceitos Fundamentais: aleatorização e confundimento. Experimentos com um fator (efeitos fixos e aleatórios). Experimentos fatoriais com dois ou mais fatores (modelos com efeitos fixos, aleatórios e mistos). Planejamentos fracionários. Experimentos com restrição na aleatorização (blocos completos e incompletos, quadrado latino, split –plot, grego latino ) . Conceitos básicos em confiabilidade. Estudo da adequação dos modelos. Distribuições importantes na área de Confiabilidade. Identificação da distribuição: uso do papel de probabilidade, uso do computador. Planejamento de testes. Modelo de degradação. Estudo de casos.

Métodos de Pesquisa em Estatística

Métodos Científicos. As Etapas da Pesquisa em estatística. Definição e elaboração da monografia. Exemplos de problemas aptos a constituírem uma monografia em Estatística.

Métodos de Pesquisa em Indústria e Mercado

Métodos Científicos. As Etapas da Pesquisa em estatística. Definição e elaboração da monografia. Exemplos de problemas aptos a constituírem uma monografia em Estatística aplicada à indústria e mercado.