SCAP - STATISTICAL CONTROL FOR AUTOCORRELATED PROCESSES   

Um Programa Computacional para Controle Estatístico de Processos Autocorrelacionados

                                   

     Desenvolvido por:  

Sueli Aparecida Mingoti                                                 

Fernando Luiz Pereira de Oliveira

Julia Pinto de Carvalho

 

Departamento de Estatística – UFMG 

APOIOS FINANCEIROS: CNPq e FAPEMIG.

 

         O programa SCAP implementa métodos alternativos para controle de processos autocorrelacionados tanto no caso de inspeção de variáveis contínuas (SCAPCI) quanto no caso de inspeção por atributos (SCAPAI) de acordo com o proposto por Mingoti (2000, 2002).

         Foi desenvolvido no ambiente do software estatístico Minitab for Windows, funciona de modo interativo e  é muito simples de ser utilizado não necessitando do usuário conhecimentos específicos sobre o software Minitab for Windows para seu uso. O SCAP está dividido em dois módulos:  CI e  AI. 

         No módulo CI (continuous inspection) os estimadores de variabilidade para processos autocorrelacionados, construídos por meio da metodologia de Geoestatística (Mingoti, 2000; Neves, 2001), estão implementados assim como os estimadores de variabilidade clássicos como o de variância amostral e o de amplitude amostral (Montgomery,1996). Os gráficos de controle de  Shewhart (1939) e o de autocorrelação amostral (Box & Jenkins, 1970) também estão disponíveis.

         No módulo AI (attribute inspection) os modelos Binomial Generalizado  (Madsen,1993,Mingoti,2003) e de Cadeia de Markov (Bhat & Lal,1990) são introduzidos para descrever o comportamento do número de ítens defeituosos (não-conformes) de processos. Estes modelos levam em consideração a correlação existente entre os ítens inspecionados no que se refere ao atributo de qualidade considerado.  Estimadores de correlação de Madsen (1993), Bayesianos (Mingoti,2002) e Não-Paramétrico (Mingoti,2002) também estão implementados. O usuário poderá estimar a correlação do processo e construir os gráficos de controle de Shewhart tanto para o número de ítens não-conformes do processo quanto para a proporção de não-conformes.  O controle estatístico pode ser feito tanto para  casos nos quais os dados coletados já trazem a informação do número total de defeitos por amostra, como nos casos em que os dados  trazem a informação individual de cada ítem inspecionado.

           Detalhes e exemplos de utilização do software SCAP, módulos CI e AI, chamados respectivamente de SCAPCI e SCAPAI estão apresentados nos correspondentes manuais do usuário, disponíveis nesta página para download.  Os programas SCAPCI  e SCAPAI também se encontram disponíveis para download sem custo ao usuário. Outras referências importantes relacionadas com as metodologias implementadas no SCAP são Mingoti & Fidelis (2001) e Mingoti & Carvalho (2002).

   

Referências Bibliográficas Básicas:  

 

1.BHAT, U.N. & LAL, R. Attribute control charts for Markov dependent production processes,  IIE Transactions,22,2,181-188, 1990. 

2.Box,G.P. & Jenkins,G.M. Time Series Analysis: Forecasting and Control. New York: Holden Day, 1976.  

3.MADSEN, R. W. Generalized binomial distributions, Communications in Statistics:  Theory and Methods, 22, 3065-3086, 1993.  

4.MINGOTI, S.A. (2003) A note on the sample size required in sequential tests for the generalized binomial distribution. Journal of Applied Statistics,30,8,873-879.

5.MINGOTI, S. A. Técnicas Estatísticas para o Monitoramento de Processos Autocorrelacionados via Análise de ítens Não Conformes. Relatório Técnico de Pesquisa,CNPq, 2002.  

6.MINGOTI, S. A. Aplicação de Novas Ferramentas Estatísticas no Monitoramento do Controle de Qualidade de Processos de Produção. Relatório Técnico de Pesquisa: CNPq, 2000.

7.MINGOTI,S.A.,FIDELIS,M.T. Aplicando a geoestatística no controle estatístico de processos. Produto & Produçãão, 5, 2, 55-70,2001 (disponível para download)

8.MINGOTI, S. A., CARVALHO, J.P. A cadeia de Markov no monitoramento, via inspeção por atributos, de processos autocorrelacionados: o programa SCAP-módulo AI. Anais do XXIII ENEGEP, Ouro Preto, Minas Gerais, 2003.(disponível para download).

9.MINGOTI, S. A., CARVALHO, J.P. (2002) O programa SCAP para monitoramento de processos autocorrelacionados e inspeção por atributos. Atas da III Jornada Regional de Estatística e II Semana de Estatística , Universidade Estadual de Maringá, 124-132.(disponível para download)  

10.MONTGOMERY, D. C. Introduction to statistical quality control.New York: John Wiley, 1996.  

11.NEVES, O. F. Estudo de Novos Estimadores para a Variabilidade de Processos. Tese de Mestrado em Estatística (orientadora: Profa. Sueli A. Mingoti). Departamento de Estatística: UFMG, 2001.  

12.SHEWHART, W.A. Application of statistical method in mass production. In: Proceedings of the Industrial Statistics Conference, massachusetts Institute of Technology, september 8-9, 1938. New York: Pitman Publishing, 1939.

  

 

Contato:
Sueli Aparecida Mingoti

Departamento de Estatística
Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG - Brasil
Av. Antonio Carlos, 6627 – Campus/Pampulha – Belo Horizonte
Minas Gerais - 30.161-970 - Brasil
Fone: +55 31 3499-5948
Fax: +55 31 3499 5924

 

Web Designer Fernando Luiz Pereira de Oliveira