Nesse curso você aprenderá a fazer um portifólio acadêmico usando o framework Quarto. Clique na imagem abaixo para ver uma prévia do site.
O repositório do site pode ser encontrado em https://github.com/tiagowtbt/Ex_Curso_1
Requisitos
Devido a erros na versão 1.43 do Knitr, estamos usando a versão 1.42.
Também é necessário usar o Rmarkdown versão 2.21.
Por que fazer sites em Quarto?
Programação pode ser uma atividade que demanda tempo e bastante investimento para ser aperfeiçoada. Muitas pessoas as vezes precisam de um site para divulgar seus projetos, portifolios, vender seus produtos, uma infinidade de ojetivos, mas não possuem o tempo para ser investido em aprender uma linguagem nova. O Quarto veio ser uma alternativa fácil, gratúita e rápida para criar páginas, poupando assim o custo de contratar um programador ou um gerador de paginas de terceiros. Ele disponibiliza o Quarto MarkDown, sua própria versão da linguagem Markdown que converte os documentos em páginas html.
Dentre suas funcionalidades, o Quarto também permite a criação de livros, blogs, slides e documentos acadêmicos, com suporte a temas e outros tipos de customização.
Criando o projeto
As versões mais novas do RStudio já vem com suporte nativo para qmd (Quarto MarkDown), então basta ir em criar um novo projeto e selecionar quarto website. É necessário dar um nome ao projeto e indicar onde ele será armazenado.
Configurações
A configuração geral da página pode ser alterada no arquivo _quarto.yml.
project:
type: website
website:
title: "AGATHA CHRISTIE" #título da nossa página
navbar: #nosso menu de navegação
right:
- href: index.qmd #pagina inicial
text: Home
- pages/sobre.qmd #endereço da página sobre
- pages/projetos.qmd #endereço da pagina projetos
format:
html:
theme: litera #tema utilizado
css: styles.css #arquivo de estilização adicional
toc: true
editor: visual
Toda vez que adicionarmos novas páginas, temos que referencia-las no arquivo, colocando na ordem que eles aparecerão no menu. Para colocar conteúdo nas páginas será necessário cria-las dentro do diretório do projeto. Para isso, criaremos uma pasta denominada pages onde serão armazenados nossos arquivos .qmd. Iremos criar primeiramente a pagina sobre.
Página sobre
Primeiro deve ser criado um arquivo sobre.qmd na pasta pages. Iremos editar o cabeçalho do código, que é a area entre as marcações abaixo:
---
title: "Sobre"
css: about.css #arquivo css para formatação do texto
about:
template: marquee
image: assets/profile.jpg #imagem do autor
links:
- icon: twitter
text: twitter
href: https://twitter.com
- icon: github
text: Github
href: https://github.com
---
A seção about usa um template existente para apresentar as informações sobre o autor, como um texto, links para paginas importantes e até anexo do curriculo lattes. Iremos envolver o texto de apresentação na tag .justificar, que será alterado pelo css mais tarde.
::: {.justificar}
#nosso texto será justificado e conterá uma citação
:::
::: {.fonte}
#essa div irá formatar a fonte de onde foi retirado nosso texto
:::
about.css
iremos criar o arquivo about.css no mesmo local da pagina sobre. Ele irá conter as caracteristicas estéticas da nossa tag .justificar e .fonte.
.justificar{
text-align: justify !important
}
Isso fará com que nosso texto saia justificado.
.fonte{
text-align: right !important
}
Isso fará com que a fonte saia do lado direito da página.
Página projetos
Iremos criar a pagina projetos.qmd no mesmo diretório que as outras. Note que o elemento título do cabeçalho é o que definirá como o link da pagina será exibido no menu. Dessa vez, estaremos usando a seção listing para criar uma lista de subpaginas, que irão conter nossos projetos academicos.
---
title: "Projetos"
lang: pt #linguagem da pagina
listing:
contents: projetos
sort: "date desc" #ordem que os projetos aparecerão
type: default
categories: true #mostrar categoria de cada projeto
sort-ui: true #mudar ordem
filter-ui: false #filtros de pesquisa
page-layout: full
title-block-banner: true
---
Para popular nossa página projetos teremos que criar arquivos .qmd dentro da pasta indicada na seção contents (/projetos). Veja no repositório do github exemplos de como criar seus arquivos de projeto.
A nível de exemplo, abaixo está o cabeçalho de um dos projetos:
---
title: "O NATAL DE POIROT"
lang: pt
author: "Agatha Christie"
date: "12-19-1938"
image: ../assets/project1.jpg
categories:
- Mistério
- Poirot
---
Página inicial
A ultima página que nos falta criar é a página inicial. Iremos combinar as funções about e listing apresentadas acima para criar uma página com uma breve introdução que quando clicada nos redireciona para a pagina sobre, e uma pequena seção com os últimos 3 projetos publicados.
Para isso, iremos utilizar o arquivo index.qmd que é disponibilizado em novos projetos quarto.
---
title: "Agatha Christie" #título
lang: pt
sort-ui: false #removendo filtros e navegação da página
filter-ui: false
page-navigation: false
listing: #Nossa seção de ultimos projetos
id: projetos
contents: pages/projetos
sort: "date desc"
type: grid
categories: false #sem categorias
sort-ui: false #Sem ui, apenas os cards
filter-ui: false
max-items: 3 #Numero máximo de itens
fields: [image, date, title] #o que aparecerá no card
#(adicione reading-time caso queira tempo de leitura)
about: #Nossa seção de convite
id: card
template: jolla
image: pages/assets/profile.jpg #Foto do autor do site
links: #links
- icon: twitter
text: twitter
href: https://twitter.com
- icon: github
text: Github
href: https://github.com
# -
# text: Vitae
# href: pages/cv.pdf
# -
# text: Lattes
# href: https://www.lattes.cnpq.br/
---
Como nossa página está usando dois tipos de elementos, iremos associar uma tag a cada um para que eles sejam renderizados de maneira ordenada.
::: {#card}
Aqui deve ser escrita uma breve apresentação sobre o autor.
:::
::: {#projetos}
:::
E está pronto nosso site! Agora basta você editar a seu gosto, adicionando seus projetos, links, novas páginas, etc. e depois renderizar o mesmo no botão Render Website da aba Build. É muito fácil personalizar seu site com o Quarto. Aprenda mais em quarto.org/docs/websites/.
Hosteando a pagina
Agora precisamos colocar a página no ar. Para isso, o github disponibiliza um serviço gratúito chamado Github Pages, uma plataforma gratúita que permite guardar nossos projetos em repositórios e disponibilizar páginas para os mesmos.
Primeiro devemos criar uma conta no site do github. Tendo a conta criada, iremos criar um repositório para colocar nosso site. É importante que o nome desse repositório seja “nome de usuário”.github.io, afinal estamos criando uma página de usuário e não de um projeto. Veja as diferenças nesse link.

Depois é só colocar os arquivos em html (o conteúdo da pasta _site) dentro do repositório e por volta de 5 minutos ele já estará no ar.
Certifique que seu site foi corretamente hosteado indo na aba Settings (configurações) do projeto e clicando na seção pages.

