Mestrado

O Programa de Pós-graduação em Estatística da UFMG (nível Mestrado) tem como objetivo aprofundar o conhecimento profissional e acadêmico do aluno, bem como possibilitar o desenvolvimento da habilidade de executar pesquisa em áreas específicas da Estatística. O curso envolve a preparação obrigatória de dissertação, compreendendo revisão bibliográfica adequada, demonstrando capacidade de sistematização e revelando domínio do tema e da metodologia pertinente.

Editais e Formulários

Critérios de Regulamentação: Estágio Docência

Roteiro Inicial de Estágio Docencia

Relatório Final de Estágio Docencia

Edital de Seleção para 2022

Edital Suplementar para vagas para indígenas e pessoas com deficiência

• Foco das Pesquisas

Os projetos de pesquisa dos docentes do programa procuram desenvolver soluções metodológicas inovadoras para a análise de dados e os alunos envolvem-se nestes projetos a partir do segundo ano. O corpo docente volta-se para pesquisas que sejam aplicadas e empiricamente orientadas e que tratam de problemas cientificamente importantes e socialmente relevantes. Parcerias com pesquisadores de outras áreas, tanto da UFMG como de outras entidades de pesquisa ou ensino e com instituições públicas e privadas também são desenvolvidas. Várias pesquisas teóricas e metodológicas têm sido e apresentadas em congressos nacionais e internacionais e publicadas em conceituados periódicos de circulação internacional.

• Quem pode se candidatar?

Para entrada no programa não há exigência que o candidato tenha graduação em Estatística. Na verdade, considera-se interessante que o programa também inclua alunos com formações em outras áreas, tais como Engenharia, Matemática, Economia, etc. No entanto, são esperados candidatos com sólida formação quantitativa, possuindo bom conhecimento de cálculo diferencial e integral, de álgebra linear e de programação de computadores.

• Duração do curso

A previsão é que o curso seja terminado dentro de um período de 24 meses.

• Dedicação ao curso

Espera-se dos alunos dedicação integral ao programa durante o primeiro ano de estudos. A partir do segundo ano é possível conciliar o curso com alguma atividade profissional adicional em tempo parcial. Alunos com bolsas de estudos devem ter dedicação integral durante todo o período de bolsa.

• Exigência para titulação

Para obter o título o aluno deve completar 24 créditos (ver estrutura curricular) e ser aprovado no exame de defesa da dissertação.

• Bolsas de estudos

O Colegiado da Pós-graduação em Estatística solicita quotas de bolsas de mestrado a instituições de fomento à pesquisa  (CNPq, CAPES e FAPEMIG), que são distribuídas de acordo com critérios acadêmicos e que somente podem ser concedidas para alunos sem vínculo empregatício.

• Alunos estrangeiros:

Existem editais da CAPES e CNPq para bolsas de pós-graduação especificamente para estrangeiros como, por exemplo, o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação – PEC-PG. Ver maiores informações no site abaixo: