O Dia do Estatístico

Informações Gerais

 

Encontro Mineiro de Estatística

O Encontro Mineiro de Estatística (MGEST) é um evento científico organizado anualmente por instituições de ensino de Estatística do estado de Minas Gerais que, em 2017, se encontra em sua 15ª edição. Este ano, o MGEST será organizado pelo Departamento de Estatística da UFMG e ocorrerá nos dias 05 e 06 de outubro de 2017.

O MGEST é atualmente o maior congresso de Estatística realizado em Minas Gerais e procura congregar, além da comunidade Estatística do estado de Minas Gerais, também pesquisadores e estudantes de outros estados brasileiros. Tem sido um evento de caráter acadêmico de sucesso que congrega em torno de 300 participantes ao longo de 2 dias de intensas atividades.

A cada realização do MGEST, constata-se um envolvimento crescente dos participantes, o que pode ser verificado pelo aumento no número de alunos e pesquisadores que têm assistido e apresentado trabalhos no evento ao longo dos últimos anos. Além disso, percebe-se, claramente, uma evolução na qualidade dos trabalhos apresentados, fruto do amadurecimento dos profissionais que atuam na área de Estatística, no estado de Minas Gerais, após a criação de vários cursos de Graduação e Pós-Graduação no estado.

Objetivos

O objetivo é reunir profissionais, professores, pesquisadores e estudantes (de graduação e de pós-graduação) da área de Estatística e áreas afins, promovendo a apresentação e discussão de novos desenvolvimentos metodológicos da Estatística e suas aplicações. O evento objetiva fomentar vários aspectos na área de Probabilidade e Estatística, mais especificamente:

  • Possibilitar o encontro de estudantes com professores de centros mais consolidados de ensino e pesquisa e também com profissionais de Estatística;
  • Apresentar inovações teóricas e metodológicas;
  • Divulgar aplicações de metodologias estatísticas em diversas áreas do conhecimento;
  • Realizar debates sobre a interação destas áreas do conhecimento e a sociedade;
  • Propor estratégias para ampliar a Educação Estatística nos diversos níveis de escolaridade;
  • Aproximar a área acadêmica do mercado de trabalho.

Programação

Dia 30/05 (quinta-feira), sala 3038 do DEST/ICEx

13:30h – 16:30h – Tutorial Pacote ggplot2 – EstatMG


Dia 31/05 (sexta-feira), Auditório B 106 – CAD3

7:30h – Credenciamento
7:50h – Abertura
8:00h – José Francisco Soares
8:50h – Wellington José Carvalho (Fundação Renova)
9:40h – Coffee-break
10:10 – Afrânio Márcio Corrêa Vieira (UFSCAr)
11:00h – 13:30h – Intervalo para Almoço
13:30h – Magda Carvalho Pires (UFMG)
14:20h – Erica Castilho Rodrigues (UFOP)
15:10h – Encerramento

Comissão Organizadora

  • Magda Carvalho Pires (Presidente)
  • Edna Afonso Reis (DEST)
  • Ilka Afonso Reis (DEST)
  • Thais Rotsen Correa (DEST)
  • Thiago Rezende dos Santos (DEST)
  • Wagner Barreto de Souza (DEST)

Realização

Contato

Av. Antonio Carlos, 6627 – ICEx, Campus Pampulha, Belo Horizonte/MG CEP: 31270-901
E-mail: ufmg.diadoestatistico@gmail.com

Palestrantes

José Francisco Soares

O professor José Francisco Soares tem doutorado em Estatística da Universidade de Wisconsin – Madison e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Michigan – Ann Arbor. É professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi o primeiro presidente eleito da ABAVE – Associação Brasileira de Avaliação que em 2011 o escolheu para a homenagem especial. Em 2012 recebeu o prêmio da Fundação Bunge por suas contribuições na área de avaliação educacional. De fevereiro de 2014 a fevereiro de 2016, foi Presidente do INEP, órgão do Ministério da Educação encarregado da avaliação da educação básica e superior. Atualmente é membro do Conselho Nacional de Educação do Brasil no Conselho Técnico do INEE – Instituto Nacional de Avaliação Educacional do México. Seu trabalho acadêmico concentra-se em estudar as medidas de resultados educacionais, calculando e explicando o efeito das escolas primárias e indicadores de desigualdades educacionais.

Wellington José Carvalho da Conceição

Estatístico pela UFMG, especialista em produção e qualidade, e Master Black Belt em Lean Six Sigma. Ministrou cursos de Black e Green Belt no Brasil, Argentina, Colômbia, Peru e Costa Rica, orientando centenas de projetos de melhoria. Atua na implantação e revisão do gerenciamento da rotina (SDCA), melhoria de produto e processos (PDCA/DMAIC/LEAN), desdobramento pelas diretrizes (KPI/GPD/OKR), auditoria do modelo de gestão (ISO 9001) e data analytics. Em quase 20 anos de trabalho atuou como consultor no INDG, na siderurgia em unidades da ArcelorMittal e Gerdau situadas no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, e atualmente no 3ª setor na Fundação Renova, responsável pela recuperação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana.

Afrânio Márcio Corrêa Vieira

Bacharel em Estatística pela UFMG, Mestre e Doutor em Estatística Experimental pela ESALQ/USP, Afrânio Vieira atuou no mercado de trabalho empresarial como consultor pela Fundação Christiano Ottoni/UFMG, FDG e Werkema Consultores, implantando e treinando profissionais nos sistemas de Controle da Qualidade Total e Seis Sigma, em empresas como Grupo Whirlpool, AMBEV, Kodak, Nokia, Votorantim Cimentos, Santista Têxtil, dentre outras. Também foi analista e coordenador de modelagem de risco de crédito no ABN-AMRO Bank. No mundo acadêmico, foi docente nos departamentos de Estatística da UFMG, UnB e no Departamento de Estatística da UFSCAR, em São Carlos/SP. Atualmente, passa uma temporada de pesquisa no EST/UFMG. Suas áreas de interessa atual são Análise de Dados Longitudinais, Modelos Lineares Generalizados e Teoria da Resposta ao Item.

Magda Carvalho Pires

É graduada, mestre e doutora em Estatística pela UFMG. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Estatística da mesma instituição, sendo subcoordenadora do Curso de Graduação e presidente do Núcleo Docente Estruturante. Foi coordenadora do Curso de Graduação entre 2016 e 2017 e subcoordenadora entre 2014 e 2016. Já atuou em projetos Seis Sigma como instrutora e consultora (V&M do Brasil), além de projetos em Controle de Qualidade (ISVOR/Fiat), Planejamento de Experimentos (Nansen) e Pesquisa de Mercado (Expertise Pesquisas). Atualmente suas áreas de pesquisa são Análise de Sobrevivência, Modelos de Regressão, Erros de Classificação e Bioestatística.

Erica Castilho Rodrigues

Professora Adjunta do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisadora do Núcleo de Avaliação Educacional. Atua principalmente na análise de dados educacionais, em particular em estudos sobre Desigualdade Educacional, Teoria de Resposta ao Item, Testes Adaptativos Computadorizados, Modelos Multinível e Análise Fatorial. Erica tem graduação, mestrado e doutorado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais. E nesse período atuou principalmente na área de Estatística Espacial.

Apoio

Outras Edições

plugins premium WordPress
Rolar para cima