Estatística para Engenharia Civil
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Universidade Federal de Minas Gerais
Instituto de Ciências Exatas
Departamento de Estatística
Disciplina: Estatística para Engenharia Civil (EST-027)
Prof.: Frederico R. B. Cruz
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Período: 2º Semestre de 2021
Sala: 4069 (ICEx-Pampulha)
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Apresentação do Curso
- Objetivos da Disciplina
A disciplina pretende dar ao aluno o conhecimento de técnicas
estatísticas para a coleta, a disposição e o
processamento de dados (informação), bem como da forma
de integração destas técnicas aos métodos
de solução de problemas.
- Ementa
Probabilidade; variáveis aleatórias discretas e
contínuas; estatística descritiva; estimação;
testes de hipóteses; regressão e correlação.
- Programa
- Probabilidade:
Experimento aleatório. Espaço amostral.
Definições clássica, frequentista e
axiomática de probabilidade. Eventos: operações
com eventos. Probabilidade condicional. Independência de
eventos. Regra do produto. Teorema da probabilidade total. Teorema
de Bayes (8 horas).
- Variáveis aleatórias discretas:
Conceito de variável aleatória discreta.
Função de probabilidade. Função de
distribuição acumulada. Média. Variância.
Percentis. Distribuições especiais de variável
discreta: Bernoulli, Binomial, Geométrica, Poisson (10 horas).
- Variáveis aleatórias contínuas:
Conceito de variável aleatória contínua.
Função densidade de probabilidade.
Função de distribuição acumulada,
média, variância, percentis.
Distribuições especiais de variável
contínua: Uniforme, Exponencial - e sua relação
com a Poisson, Normal, lognormal, valores extremos, Weibull.
Identificação de uma distribuição usando
gráficos em papel de probabilidade (10 horas).
- Estatística descritiva:
Descrição de dados. Representação
gráfica: gráfico de barras, histogramas,
polígono de freqüências, diagrama de
freqüências acumuladas, ogiva. Medidas de
locação: média, mediana, moda, percentis.
Medidas de variabilidade: amplitude, variância,
desvio-padrão, distância interquartílica,
coeficiente de variação (8 horas).
- Estimação:
Estimação pontual: estimadores para a média e a
variância. Distribuição desses estimadores no
caso normal. Distribuição da média no caso
não normal: Teorema Central do Limite. Intervalos de
confiança para a média e proporção,
intervalo de confiança para a variância no caso normal
(8 horas).
- Testes de hipóteses:
Definições básicas: hipótese nula,
hipótese alternativa, nível de significância,
probabilidade de significância. Testes sobre a média.
Comparação entre duas médias,
comparações emparelhadas. Testes sobre a
variância, caso normal. Comparação entre duas
variâncias, caso normal. Teste qui-quadrado para ajustar uma
distribuição (8 horas).
- Regressão e correlação:
Diagrama de dispersão, coeficiente de
correlação, ajuste de uma reta de regressão.
Análise de resíduos. Tabela de Análise de
Variância. Coeficiente de determinação
múltipla (R2). Estimador da variância do
modelo, teste F para o ajuste do modelo. Intervalos de
confiança e testes de hipóteses sobre os
parâmetros. Intervalo de predição de futuras
observações. Teste de falta de ajuste.
Transformações (8 horas).
- Critério de Avaliação
Atividade |
Data |
Pontos |
Unidades |
Livro texto |
1ª prova
2ª prova
Questionários e listas de exercícios
Prova suplementar
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-
-
-
-
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40 pontos
40 pontos
20 pontos
40 pontos
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1 a 3
4 a 7
1 a 7
1 a 7
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Cap. 1 a 4
Cap. 6 a 9 e 11
Cap. 1 a 4, 6 a 9 e 11
Cap. 1 a 4, 6 a 9 e 11
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As provas são individuais e sem consulta.
No Ensino Remoto Emergencial, as provas são no Moodle, individuais e
com consulta apenas ao material do próprio aluno.
A matéria da primeira prova será aquela lecionada até a
data da realização desta prova. A matéria da segunda
prova será aquela lecionada entre a primeira prova e a data da
realização da segunda prova.
A prova suplementar avaliará toda a matéria lecionada e é
optativa àqueles que estiverem aprovados. A nota final é a soma
das notas das duas melhores provas e dos pontos obtidos nos
questionários e nas listas de exercícios. Serão
considerados aprovados os alunos frequentes que obtiverem no mínimo 60
(sessenta) pontos.
- Frequência
A presença dos alunos será apurada por meio de chamada nominal.
A condição da aprovação é o comparecimento
do(a) aluno(a) a, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas
programadas, sem abono, conforme Resolução 04, de 16/09/86, do
Conselho Federal de Educação, registrada pelo Of. Circular
036/87-DRCA, de 09/02/87, da diretoria do Departamento de Registro e Controle
Acadêmico da UFMG. Em outras palavras, o estudante poderá ter
até 14 (quatorze) faltas ao longo do semestre.
No Ensino Remoto Emergencial, a presença será apurada
indiretamente por meio de atividades remotas, a serem completadas pelos
estudantes, tais como questionários, listas de exercícios e
provas.
- Bibliografia
Básica:
- Montgomery, D. C. & Runger, G. C.
Estatística Aplicada e Probabilidade para Engenheiros.
7a Ed.,
LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.,
Rio de Janeiro, 2021.
(livro texto, Capítulos 1 a 4, 6 a 9 e 11)
Complementar:
- Farias, A. A.; Soares, J. F. & Cesar, C.C.
Introdução à Estatística.
2ª ed.,
LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.,
Rio de Janeiro, 2003.
- Magalhães, M. N. & Lima, C. P.
Noções de Probabilidade e Estatística.
6a ed.,
Ed. Edusp,
São Paulo, 2004.
- Meyer, P. L.
Probabilidade.
LTC, 2a. Ed., 1983.
- Bussab, W. & Morettin, P. A.
Estatística Básica.
Atual Editora, 5a. Ed., 2002.
- Morettin, L. G.
Estatística Básica - Probabilidade.
Vols. 1, MAKRON Books do Brasil Editora Ltda.,
São Paulo, 1999.
- Morettin, L. G.
Estatística Básica - Inferência.
Vols. 2, MAKRON Books do Brasil Editora Ltda.,
São Paulo, 1999.
- Werkema, M. C. C.
Ferramentas Estatísticas Básicas para o
Gerenciamento de Processos.
Volume 2 da Série Ferramentas da Qualidade.
Fundação Cristiano Ottoni, EE-UFMG,
Belo Horizonte, 1995.
- Werkema, M. C. C.
Como Estabelecer Conclusões com Confiança:
Entendendo Inferência Estatística.
Volume 4 da Série Ferramentas da Qualidade.
Fundação Cristiano Ottoni, EE-UFMG,
Belo Horizonte, 1996.
- Werkema, M. C. C. & Aguiar, S.
Análise de Regressão: Como Entender o
Relacionamento entre as Variáveis de um Processo.
Volume 7 da Série Ferramentas da Qualidade.
Fundação Cristiano Ottoni, EE-UFMG,
Belo Horizonte, 1996.
- Bhattacharyya, G. K. & Johnson, R. A.
Statistical Concepts and Methods.
John Wiley & Sons, New York, 1977.
- Endereços:
- Atenção:
- O material aqui contido deve ser tomado como um guia bastante
confiável do conteúdo do curso. Entretanto, você
não poderá reivindicar quaisquer direitos baseado neste
material. Em particular, reservo-me a prerrogativa de alterar datas,
programação ou critério de avaliação.
Avisos oficiais serão sempre aqueles feitos em sala de aula.
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